sábado, 13 de abril de 2013

A poesia infantil de Vinicius


Vinicius de Moraes, sem sombra de dúvidas, dispensa comentários ou apresentações. Foi um dos grandes gênios de nossa literatura, tendo colhido os frutos do sucesso também no teatro, no cinema e na música. A obra literária do “poetinha”, como era conhecido, é vasta e riquíssima e seus sonetos ganharam o mundo.
O que nem todos comentam é que Vinicius não escrevia somente para adultos e fez poemas infantis espetaculares. Aliás, eu e a Karina, autoras deste blog, quando pequenas, líamos e relíamos tais preciosidades com avidez e entusiasmo.
Mas chega de introduções. Lhes dou um pouco de Vinicius de Moraes para crianças:
O RELÓGIO
Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Tic-tac…

A PORTA
Eu sou feita de madeira
Madeira, matéria morta
Mas não há coisa no mundo
Mais viva do que uma porta.
Eu abro devagarinho
Pra passar o menininho
Eu abro bem com cuidado
Pra passar o namorado
Eu abro bem prazenteira
Pra passar a cozinheira
Eu abro de sopetão
Pra passar o capitão
Só não abro pra essa gente 
Que diz (a mim bem me importa…)
Que se uma pessoa é burra
É burra como uma porta.
Eu sou muito inteligente!
Eu fecho a frente da casa
Fecho a frente do quartel
Fecho tudo nesse mundo
Só vivo aberta no céu!

O PATO
Lá vem o pato
Pata aqui, pata acolá
Lá vem o Pato
Para ver o que é que há.
O pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou do poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo
Comeu um pedaço
De jenipapo
Ficou engasgado
Com dor no papo
Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi pra panela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário